A cidade de Curitiba é famosa por as vezes ter as quatro estações do ano dentro de um único dia. A variação de clima torna difícil prever se haverá chuva ou sol, por isso é importante estar sempre preparado. Com isso em mente, se você quer diminuir o risco de ficar encharcado pela chuva, os meses de abril a setembro são os menos úmidos do ano, apesar de também serem os mais frios. Se você prefere temperaturas mais altas, Curitiba não fica menos bonita no verão, o único problema é que você deve usar mais seu guarda-chuvas. Caso queira ainda mais calma ao andar pelas ruas de Curitiba, visitar durante feriados ou férias é uma das melhores estratégias, uma vez que os moradores da cidade costumam viajar para o litoral nesses dias.
Um dos cartões postais da cidade é o Jardim Botânico, em particular a casa de vidro, um parque com muitas flores e verde por todo lado. Porém Curitiba tem vários outros parques fantásticos que oferecem experiências completamente diferentes, como o Parque Barigui, que é famoso pelo outro ícone da cidade: as capivaras.
Alguns outros parques que precisam estar no seu cronograma são o Bosque Alemão, com construções lindas e várias referências ao povo germânico. O Bosque Papa João Paulo II, famoso pelo Memorial da Imigração Polonesa. E por fim, o Parque Tingui que traz homenagem aos povos indígenas originários da terra onde fica a cidade hoje e onde fica o Memorial Ucraniano.
Se você quiser conhecer a parte mais tradicional da cidade, precisa visitar o Centro Histórico. Você poderá ver a história de Curitiba refletida na arquitetura dos prédios. Vale a pena reservar um domingo para visitar a Feira do Largo da Ordem, onde você vai encontrar bastante artesanato e comidas deliciosas. E falando em comida, você não pode passar por Curitiba sem visitar o Mercado Municipal. Fundado em 1958, até hoje é um dos grandes pontos de encontro dos curitibanos, com várias opções de restaurantes e quiosques.
A cidade tem vários museus para quem quer mergulhar de cabeça na história e cultura do local. Um dos principais é o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “Museu do Olho”. O espaço tem uma grande exibição de arte moderna e contemporânea, além de exposições temporárias de artistas renomados. Ainda falando de cultura, outro ponto turístico obrigatório, principalmente para quem ama arquitetura é a Ópera de Arame. Este teatro foi construído com estruturas metálicas e paredes transparente no meio de um parque antigo. O lugar é palco de diversos eventos culturais, então procure a programação antes de programar seu passeio.
Se você tem pouco tempo e quer conhecer as principais atrações da cidade, existe um passeio que vai te levar aos lugares mais famosos de Curitiba, a Linha Turismo. Este passeio é feito por um ônibus panorâmico, trazendo uma vista incrível de vários pontos turísticos.
Agora, se você tiver um pouco mais de tempo, recomendamos que faça o passeio de trem de Curitiba à cidade turística de Morretes. A viagem pela locomotiva vai fazer você se sentir no século passado e você ainda pode voltar para a capital no mesmo dia.
Em Curitiba não existe uma região melhor para você se hospedar, o sistema hoteleiro e de transporte público é bem eficiente, então tudo depende mais do que você quer ao visitar a cidade. Uma das áreas mais populares são os Centros Histórico ou Cívico, essas áreas oferecem acesso mais fácil às principais atrações turísticas, além de uma ampla variedade de hotéis, restaurantes e comércio.
O Batel é um dos bairros nobres de Curitiba, também um lugar muito desejado para os turistas que procuram uma noite bem agitada. A região tem vários bares, restaurantes e shoppings. É a localização ideal para quem quer ficar bem perto do entretenimento.
Se você quer comer bem durante a sua visita, a Santa Felicidade vai ser a melhor escolha. O bairro é repleto da tradição italiana, trazida pelos imigrantes e é famoso por ter vários restaurantes típicos e vinícolas.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena é a principal porta de entrada para os turistas que querem visitar Curitiba. Localizado em São José dos Pinhais, a aproximadamente 18 km do centro da cidade, recebe voos das principais capitais brasileiras e algumas internacionais.
O acesso por rodovias também é bem fácil e acessível. E uma opção um pouco menos comum são as ferrovias, que ainda são de bastante importante para a região
Quer fazer sua viagem para Curitiba? Então acesse www.zupper.com.br e planeje agora sua viagem!
Adultos (+12 anos)
Crianças (2-11 anos)
Bebês (0-23 meses)
Kontik Viagens – Ministério do Turismo – Embratur 26.001978.10.0010-6 | Rua Itapeva, 26 4º andar, Bela Vista, CEP 01332-000, São Paulo-SP, CNPJ: 73.431.686/0010-30
Todos os direitos reservados © – 2025