O Rio é um destino tropical, e por isso é possível visitá-lo durante o ano todo, mas existe uma época onde a cidade brilha muito mais do que o normal. No verão, o clima é perfeito para aproveitar as praias da cidade. É também por volta deste período em que acontece o Carnaval, com os tradicionais desfiles das escolas de samba no Sambódromo, além dos divertidos e animados desfiles dos trios e blocos de rua.
Mas mesmo com o Sol do verão ardendo sobre a cidade, o clima do Rio de Janeiro pode ser um pouco imprevisível. Apesar da cidade ter bastante coisa para fazer mesmo chovendo, é importante sempre conferir a previsão do tempo para fazer seus planos e aproveitar ao máximo a sua visita a cidade maravilhosa. Vamos as dicas então!
Começando pelo que mais dá o que falar do Rio de Janeiro: suas famosas praias. Copacabana é um destes ícones, com sua extensa faixa de areia branca e um mar ótimo para quem gosta de pegar onda.
Ipanema não fica atrás, ela é conhecida pela sua atmosfera vibrante, além de ser palco de vários eventos e festas. Mesmo que você nunca tenha visto uma foto desta praia, é capaz de conhecê-la através da música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim, famosa em todo o mundo.
Uma outra praia que se destaca é a do Leblon, que conta com uma belíssima vista natural e uma atmosfera sofisticada.
Obviamente, não é apenas de praia que este destino é feito. Ela tem cenários de tirar o fôlego, como o Parque Nacional da Tijuca, por exemplo. É nele que você encontra o icônico Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, com uma vista panorâmica da cidade que tira o fôlego de qualquer um! O Pão de Açúcar é outra parada obrigatória para visitar, acessível por meio de um passeio de bondinho que já é uma atração especial por si só. Lá você pode aproveitar uma vista espetacular da Baía de Guanabara e das praias da zona sul. Simplesmente espetacular!
Quer se conectar um pouco mais com a natureza? Não tem problema! O Rio de Janeiro conta com diversas trilhas naturais, como a da Pedra Bonita, que leva os visitantes a um mirante com vista para a cidade. Outra trilha imperdível é a da Pedra da Gávea, que traz uma experiência mais desafiadora e, como recompensa, vistas panorâmicas inacreditáveis do litoral e da floresta. Para finalizar, a Trilha da Urca oferece uma caminhada mais leve, guiando os visitantes ao topo do Morro da Urca, que tem um cenário lindíssimo e o primeiro terminal do bondinho em direção ao Pão de Açúcar.
Se você gosta de explorar a cultura e arquitetura local, não deixe de visitar os monumentos e pontos históricos do Rio de Janeiro. Começando pelo Centro Histórico, que abriga o charmoso bairro de Santa Teresa com suas ruas de paralelepípedos e inconfundíveis casas coloridas. O Theatro Municipal, prédio construído no início do século XX, é outro marco cultural de extrema importância e ainda está em funcionamento, sendo possível assistir espetáculos de ópera e ballet no local.
Se você for um grande fã de museus, vale a pena incluir no roteiro uma visita ao Museu do Amanhã, localizado na região revitalizada do Porto Maravilha. Esta atração traz uma temática mais futurista e explora as questões ambientais e tecnológicas. Um ótimo lugar para se entreter e refletir sobre o nosso impacto hoje e amanhã no Mundo.
Curtiu? Essas são apenas algumas das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. A cidade oferece uma infinidade de lugares para descobrir, seja para os mais aventureiros, os exploradores, os festeiros ou os que só gostam de curtir o tempo em uma boa praia. Todo mundo encontra algo que ama no Rio de Janeiro!
Começando pela Zona Sul, uma das áreas mais populares para se hospedar no Rio de Janeiro. Ela engloba os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, que oferecem diversos tipos de hotéis, pousadas e apartamentos de aluguel. A maior vantagem desta região é que ela abriga algumas das praias mais famosas da cidade! sem contar a excelente infraestrutura de restaurantes, bares, lojas e uma vida noturna animadíssima. Perfeito para quem quer ficar perto das festas e do mar.
Se você está procurando uma opção mais conectada a todos os cantos do Rio de Janeiro, o Centro é a sua escolha. É próximo de locais históricos e culturais, como o Theatro Municipal, o Museu do Amanhã e o Convento de Santo Antônio, além de estar bem servida de transporte público, facilitando o acesso a outras partes da cidade. Essa região possui várias opções de hospedagem, mas o que mais chama a atenção são os hotéis históricos da cidade.
Quer algo um pouco mais agitado ou então é amante das artes? Então seu lugar é no bairro de Santa Teresa. Localizada nas colinas, o bairro é boêmio e charmoso, bastante conhecido por suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e atmosfera artística. Aqui, você encontrará hotéis boutique e pousadas únicas. Como um bairro boêmio, é cheio de bares, restaurantes e galerias de arte para você aproveitar e conhecer muita gente nova. A Santa Teresa pode até ser afastada das praias, mas ainda é abençoada por vistas maravilhosas do litoral.
Se você quer um pouco de tranquilidade, talvez deva dar uma procurada na Barra da Tijuca. Localizada na Zona Oeste da cidade, é conhecida por suas extensas praias, condomínios residenciais e opções de hospedagem de luxo. A região também oferece shopping centers, campos de golfe e parques. Perfeito para quem quer mais glamour e sossego.
Estes são apenas alguns dos lugares mais procurados para se hospedar, mas existem diversas opções espalhadas por toda a cidade. Seja onde você decidir ficar, aqui no Zupper você pode reservar seu Hotel no Rio de Janeiro e já garantir a tranquilidade de ter um lugar para dormir quando for visitar.
Como capital do estado do RJ, o Rio de Janeiro é uma cidade com muitas conexões de transporte, tanto doméstico quanto internacional. É possível chegar ao destino por terra, usando carro, ônibus ou até mesmo trem, e até mesmo por mar, pelo Porto do Rio de Janeiro.
A cidade conta com dois aeroportos para receber turistas que chegam voando: o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e o Aeroporto Santos Dumont. O Galeão é o mais movimentado, localizado a cerca de 20 km do centro do Rio de Janeiro, enquanto o Aeroporto Santos Dumont está mais central, próximo ao Centro e à Zona Sul. Do aeroporto, é possível pegar táxis, serviços de transporte por aplicativo ou ônibus para chegar ao seu destino final.
E se você quiser encontrar o seu voo para o Rio de Janeiro, o Zupper tem diversas opções de passagens com ótimos preços para você já começar a planejar sua próxima viagem!
Adultos (+12 anos)
Crianças (2-11 anos)
Bebês (0-23 meses)
Kontik Viagens – Ministério do Turismo – Embratur 26.001978.10.0010-6 | Rua Itapeva, 26 4º andar, Bela Vista, CEP 01332-000, São Paulo-SP, CNPJ: 73.431.686/0010-30
Todos os direitos reservados © – 2025