O Tocantins é conhecido por ser um estado bem quente, e o parque estadual do Jalapão não é diferente. Durante o ano inteiro, a região tem temperaturas que variam entre 15ºC, nos dias mais frios, e 35ºC nos mais quentes. A região tem, na prática, só duas estações: a seca e a chuvosa. É possível visitar o Jalapão em qualquer uma das duas, mas a escolha vai depender mais do que você está procurando no parque.
A estação Seca, que vai de maio a setembro, costuma ser mais popular. Nela você tem garantia que seus passeios não serão atrapalhados pela chuva, sem falar que o entardecer nesta época fica ainda mais bonito. Já na estação chuvosa, o clima é pouco previsível, apesar do Sol ainda aparecer bastante, porém as cachoeiras e lagos estão mais bonitos e volumosos.
As cachoeiras do Jalapão são bem famosas, com uma água deliciosa para você escapar do calor do Tocantins. Não falta opção na região, e entre as disponíveis, a Cachoeira da Velha e da Formiga são as mais famosas. A Cachoeira da Velha é conhecida pela força das suas águas, e é um bom lugar para quem quer algo mais radical, como a prática de rafting. A Cachoeira da Formiga é quase o completo oposto, um local mais calmo e bonito, ótimo para um banho gostoso nas suas piscinas naturais com águas verdes e cristalinas.
Ainda falando de banho em águas naturais, não podemos esquecer das maiores atrações do Jalapão, os fervedouros. Essas piscinas naturais são especiais, são nascentes que se originaram de lençóis freáticos, e a pressão da água impede qualquer pessoa de afundar. A sensação de flutuar em um desses fervedouros é única. É estimado que haja 20 ou mais deles no parque, mas dois dos mais famosos são o Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro Rio Sono. Vale a pena visitar.
Até o passar do dia é uma experiência no Jalapão. O nascer do sol é um grande espetáculo quando visto do alto da Serra do Espírito Santo. Já o pôr do sol pode ser melhor apreciado nas Dunas do Jalapão, ou na Pedra Furada. E durante a noite, a distância dos centros urbanos faz com que o céu estrelado ganhe uma nova dimensão. Só experimentando para entender!
E para levar uma lembrancinha desse lugar fantástico, nada melhor do que um artesanato feito com capim dourado, planta típica da região. Os produtos são feitos por artesãos locais e vão surpreender na qualidade, tanto da confecção como do material.
Ainda tem muito mais para se ver no jalapão, mas essas são algumas das principais atrações para você começar a planejar sua viagem!
A região do Jalapão é formada por vários municípios. É neles que você poderá encontrar pousadas e hotéis. Entre as cidades do local estão, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Todas elas tem diversas opções de pousadas e passeios pelo parque disponíveis. Caso você queira uma aventura ainda maior, existem diversas opções de camping também.
Chegar no Jalapão não é tão simples. O aeroporto mais próximo da região é o de Palmas, Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, da capital de Tocantins, o percurso até o Parque Estadual do Jalapão é um pouco mais conturbado, com estradas de terra mais desafiadoras. Por isso recomendamos que você contrate um serviço de transporte 4×4, outra opção é aceitar o desafio é fazer a viagem com um carro 4×4 alugado.
Quer fazer sua viagem para Jalapão? Então Acesse www.zupper.com.br e planeje agora sua viagem!
Adultos (+12 anos)
Crianças (2-11 anos)
Bebês (0-23 meses)
Kontik Viagens – Ministério do Turismo – Embratur 26.001978.10.0010-6 | Rua Itapeva, 26 4º andar, Bela Vista, CEP 01332-000, São Paulo-SP, CNPJ: 73.431.686/0010-30
Todos os direitos reservados © – 2025