Fortemente influenciada pela sua proximidade com o mar e por estar na floresta amazônica, a Ilha de Marajó tem um clima bastante úmido a maior parte do ano. É bem difícil evitar a chuva na região, e conta apenas com duas estações no ano.
Entre dezembro a maio é a época de maiores chuvas e temperaturas, apesar disso atrapalhar um pouco a visita de algumas atrações, nesses meses os volumes do rio aumentam bastante e a paisagem natural fica ainda mais exuberante. A estação “seca” vai de junho a novembro, e tem um clima mais ameno. As chuvas são bem menos frequentes, o que facilita bastante na hora de aproveitar os passeios ao ar livre.
Quer aproveitar um dia na beira de uma praia? Então precisa visitar a Praia do Pesqueiro. águas mornas e calmas, perfeita para levar as crianças ou só ficar de bobeira relaxando. Mas se por acaso você quiser animar as coisas, ela também oferece várias atividades, como o stand-up paddle. Um ótimo ponto de partida para conhecer a natureza da ilha de marajó.
E por falar em natureza, um dos jeitos onde você poderá se conectar ainda mais com o meio ambiente é fazendo os passeios pelos igarapés. Conheça um pouco mais sobre a grande biodiversidade na fauna e flora do manguezal. Existem alguns igarapés que você pode visitar, mas um dos mais famosos é o Igarapé do Poço Encantado.
A Ilha do Amor também é uma atração que não pode ficar de fora dos seus planos. Ela conta com águas cristalinas, fazendo o cenário natural do destino ficar ainda mais encantador. Cansou do mar? Não tem problema, também tem trilhas para você se tornar um com o ambiente e se desconectar totalmente do cotidiano.
Mas não são só praias e trilhas que a Ilha de Marajó tem guardado para você. Se você quiser conhecer o lado mais humano do ecoturismo local, então vale a pena conhecer a Instituição Caruanas do Marajó. E se tem interesse em arte, não pode perder a visita ao Ateliê Arte e Mangue Marajó, que mistura obras artísticas com a beleza natural exuberante, criando uma apresentação com o dobro de encanto.
E claro que não podia faltar a deliciosa culinária paraense. Experimente delícias como o caldo de Turu e o Filé Marajoara, que são um espetáculo à parte! Outra peculiaridade do local é a presença dos búfalos, que ruminam livremente pelo território da ilha
Existem dois locais típicos para se hospedar na Ilha de Marajó, são povoados considerados como o portão de entrada de Marajó. O primeiro é Soure, que é a mais conhecida e também tem hospedagem com uma estrutura um pouco melhor. É onde você vai encontrar a maior parte das lojas e serviços da região.
Salvaterra não fica muito longe de Soure, mas é um pouco mais isolada. É uma opção mais barata para se hospedar, mas você dependerá mais dos serviços da sua pousada. Existe uma opção um pouco menos popular por conta de sua distância das principais atrações: Joanes. Apesar de ficar mais longe, é ideal para quem quer um contato ainda maior com a natureza.
Levando em consideração onde fica a Ilha de Marajó, a viagem até o destino é um pouco complicada. A forma mais comum é chegar de avião pelo Aeroporto Internacional de Belém. Porém esse é só o começo da Jornada, é necessário pegar um barco para chegar até uma das cidades que são os principais portões de entrada da Ilha de Marajó.
A viagem de barco dura por volta de 3 horas, e te leva até o porto de Camará. Para chegar até uma das principais cidades da Ilha de Marajó, Soure e Salvaterra, é necessário pegar uma van. Outra opção é pegar uma embarcação particular de Belém, que vai te levar direto para uma dessas cidades com mais velocidade.
Quer fazer sua viagem para Ilha de Marajó? Então acesse www.zupper.com.br e planeje agora sua viagem!
Adultos (+12 anos)
Crianças (2-11 anos)
Bebês (0-23 meses)
Kontik Viagens – Ministério do Turismo – Embratur 26.001978.10.0010-6 | Rua Itapeva, 26 4º andar, Bela Vista, CEP 01332-000, São Paulo-SP, CNPJ: 73.431.686/0010-30
Todos os direitos reservados © – 2025