Nós amamos viajar, mas nem tudo relacionado a viagens é bom. Comprar as passagens, por exemplo, pode dar muita dor de cabeça se você não prestar bastante atenção onde você está comprando elas. Por isso, vamos dar 4 dicas de confirmação da legitimidade e reputação do site para você fazer as suas compras com muito mais segurança. Confira!
Esse é o primeiro passo para você confiar ou não em qualquer empresa que faça vendas online. As certificações são validadores da identidade do site. Sem elas o site não pode fazer algumas ações básicas para e-commerce, como a assinatura digital de documentos. As certificações são essenciais para fazer transações de dinheiro com mais segurança. Além de encontrar a informação no seu navegador, você pode verificar se o site tem as certificações pela URL, se o endereço for “Https” ao invés de “Http”.
Alguns selos também reforçam ainda mais a proteção da certificação, como o de “site blindado”, que confirma a adição de uma camada protetora a mais para que os seus dados fiquem bem seguros. Algumas premiações, como a do Reclame Aqui, também são ótimos indicativos de que a empresa é confiável. O Zupper, por exemplo, sempre está participando do prêmio reclame aqui pela qualidade do atendimento.
Só ter a certificação não é o suficiente para ter certeza de que sua compra vai ser realizada com sucesso. Muitas vezes os problemas não estão na legitimidade da empresa, mas na sua reputação. Uma das formas mais rápidas de saber o que as pessoas pensam da empresa é olhar suas redes sociais.
Mas cuidado ao procurar pelo facebook e instagram, é preciso saber o que procurar. Mais do que comentários negativos, o importante é ver como a empresa responde a eles, se responder. Só ver comentários positivos pode ser perigoso também. Como as empresas têm controle dos comentários, eles podem excluir os negativos. Problemas são inevitáveis, é muito difícil ver uma empresa sem nenhum comentário negativo, por isso se atente se eles dão atenção aos clientes que precisam de ajuda e se a comunicação deles é cuidadosa e eficiente.
Se você viu um anúncio para uma promoção para viagem com preços inacreditáveis, talvez realmente não deva acreditar nele. Comprar online é muito prático e rápido, mas isso pode facilitar golpes ou serviços de baixa qualidade que podem acabar acabando com toda a sua viagem. Por isso é muito importante conferir a reputação da empresa por sites como o Reclame Aqui, Google Meu Negócio e o próprio Procon.
O Reclame Aqui também traz um pouco mais da opinião do público sobre o site, afinal é uma importante ponte entre a empresa e os clientes com problemas. Uma alta taxa de casos resolvidos é um ótimo sinal de que a empresa está sempre de olho nos problemas dos clientes e ativamente tentando ajudá-los. Por exemplo, o Reclame Aqui do Zupper respondeu a praticamente 100% das reclamações na plataforma e tem uma reputação ótima. Além de estar ativamente ajudando os clientes com dificuldades, o Zupper também já foi recomendado 3 vezes para o Prêmio RA!
Antes de fazer a sua compra, confira as políticas do site. Normalmente lá você encontra tudo que o site pretende fazer com seus dados, as condições de compra ou reembolso e muito mais. Se o site não tem essa seção, já é um alerta vermelho. Outro sinal de que a cilada pode estar perto são erros ortográficos. Fique de olho se o site é bem escrito, apesar de não ser regra, sites falsos tendem a ter muitos erros de português. Procure também se há canais de atendimento, seja por telefone, WhatsApp ou até mesmo no Reclame Aqui.
Seguindo essas dicas, pode apostar que você vai viajar com tranquilidade, e só vai precisar se preocupar com curtir a viagem ao máximo!
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